ESCOLA ONDE ESTÁ SENDO TRABALHADO PROJETO DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO

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domingo 25 março 2012 15:17


PROJETO ALUNO EXEMPLAR

PROJETO CONCURSO ALUNO EXEMPLAR 2012

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

DA PARTICIPAÇÃO

Participam do Projeto “CONCURSO ALUNO EXEMPLAR” todos os alunos do ensino fundamental II com matrículas efetivadas até o senso escolar 2012.

DOS OBJETIVOS DO PROJETO

- Estimular o aluno a ler diversos estilos literários e compreender assuntos diversificados e atuais.

- Aprimorar os conhecimentos adquiridos anteriormente em todas as disciplinas.

- Disciplinar o aluno de forma diplomática e inclusiva.

- Valorizar os esforços de estudos e pesquisas extras divulgando “resultados parciais em murais da escola”.

- Melhorar o nível de conhecimentos em todos os aspectos.

- Avaliar e selecionar os 10 melhores alunos do ano em todas os aspectos observados nos critérios definidos pelo projeto.

DA FUNCIONALIDADE DO PROJETO

  1. O professor deverá instigar o aluno a ler de acordo com sua disciplina preparando o para conquistar sua classificação entre os 10 melhores
  2. Os coordenadores deverão subsidiar professores e alunos com fontes de pesquisas, apoio e incentivo ao projeto
  3. A direção da Escola deverá encaminhar dirigir e avaliar as ações executadas pelo projeto.
  4. Os alunos deverão ter em mãos o regulamento do concurso “ALUNO EXEMPLAR”, bem como a relação de conteúdos específicos em cada disciplina curricular e roteiro para os temas transversais e atualidades.

4.1.                       Os alunos deverão acompanhar sua pontuação visando a melhorar o seu conceito, após possíveis deslizes em relação a notas mensais.

4.2.                        Bimestralmente haverá divulgação e classificação, onde os cinco primeiros colocados receberão Kits escolares.

ASPECTOS AVALIADOS

  1. Nível de conhecimentos nas áreas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia.
  2. Atitudes com professores, Coordenadores, Diretora, colegas de sala e comunidade.
  3. Disciplina com relação a proteção e defesa do patrimônio público especialmente a escola.
  4. Solidariedade, coletivismo, coleguismo, cidadania, ética e ações voluntárias pela escola.
  5. Pesquisas e estudos
  6. Resultados em provas
  7. Freqüência e pontualidade

DA PREMIAÇÃO

  1. Os alunos que obtiverem a maior pontuação em relação aos itens observados serão classificados da 10ª a 1ª colocação.
  2.  
  3. A premiação será realizada mediante a uma solenidade com a presença de comunidade, autoridades diversas, técnicos  e supervisores da Secretaria municipal de educação e Núcleo gestor da escola.

DA COMISSÃO AVALIADORA 

A Comissão avaliadora do concurso Aluno Exemplar será formada por professores do turno e disciplinas citadas no concurso, membros do GPP ( Grupo de proteção ao patrimônio ) e Coordenadora pedagógica e Diretora

Obs. A Equipe formada por professores e Núcleo Gestor elaborará duas avaliações semestrais incluindo todas as disciplinas contidas no concurso

PONTUAÇÃO DE 1 A 10.

  1. Conhecimentos nas áreas especificadas no projeto
  2. Atitudes com colegas, professores, Diretor, Coordenador
  3. Disciplina
  4. Freqüência
  5. Pontualidade

 

 

domingo 25 março 2012 14:56


PROJETO DE TABUADA

Tema do Projeto:

BRINCANDO DE APRENDER

Título do Projeto:

AINDA CONTO COM A TABUADA

 

 

  

IDENTIFICAÇÃO 

Unidade Escolar: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Silvestre de Mesquita

Endereço: Rua Nossa Sra. do Perpétuo Socorro S / N

 Várzea dos Espinhos - Guaraciaba do Norte -Ceará - CEP 62 380 000

Grupo Gestor

Diretora: Fátima Maria de Sousa

Coordenadora Pedagógica:  Francisca Maria de Paulo

Professor: Francisco Alves Araújo

Público alvo: 6º ao  9º ano (Ensino Fundamental II)

Tema do Projeto: Brincando de Aprender

Título do Projeto: “AINDA CONTO COM A TABUADA”

    

 

JUSTIFICATIVA

O presente projeto está sendo desenvolvido porque foi observado nos resultados de diagnósticos realizados por professores de 6° ao 9° ano do ensino fundamental II, que os alunos têm bastante dificuldades com relação à tabuada e cálculos, chegando a um índice muito elevado de alunos por turma. Durante esse projeto espera-se despertar o interesse dos mesmos para a necessidade de apreensão e compreensão das tabuadas nas quatros operações fundamentais, aprender não só tabuada, mas a sua aplicação em problemas envolvendo atividades do nosso dia-a-dia, de modo a melhorar seu raciocínio matemático.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

É percebível que os jogos não constituem a aprendizagem em si, mas é um excelente meio que permite o diagnóstico, a intervenção e até mesmo a transmissão de conteúdos conceituais e procedimentais sem que o educando perceba.

Assim acredita-se que através de jogos é possível desenvolver o conhecimento matemático, onde o educando possa interagir com esse conhecimento, uma vez que constituem também um meio de transmitir mensagens capazes de resgatar a auto-estima, os valores como solidariedade, responsabilidade, disciplina, autoconfiança, auto aceitação, tolerância, concentração e alegria, podendo com isso levar os educandos a mudar de atitude em relação à matemática, de maneira a desfazer o difundido “mito da ‘matemática para poucos’ e de a ‘capacidade cognitiva para a matemática ser inata’” (TP3, pag.56), o que acaba muitas vezes gerando excluídos e desmotivando estes.

Mednick (1983, p. 21 in “Os jogos como incentivo ao aprendizado”) também afirma que se não há atividade sem o Lúdico, a motivação através da Ludicidade parece ser uma boa estratégia no auxílio da aprendizagem, é evidente que precisamos de ambas as coisas, aprendizagem e motivação para o desempenho de uma tarefa. A motivação sem aprendizagem redundará, simplesmente, numa atividade às cegas: aprendizagem sem motivação resultará, meramente, em inatividade como o sono.

Tendo tais conceitos em mente, esse projeto pretende envolver os discentes nos conceitos matemáticos estudados a partir de atividades lúdicas, com o objetivo de motivá-los a estudar matemática, a fim de tornar mais fácil e divertido o aprendizado dos mesmos

OBJETIVO GERAL 

O projeto tem o intuito de redirecionar a relação do aluno com os conceitos matemáticos, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção dos mesmos, de modo a interpretar e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução e indução, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, instrumentos tecnológicos disponíveis, bem como jogos e materiais lúdicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Retomar e ampliar os conhecimentos sobre as operações fundamentais com números naturais, seus significados e aplicações na resolução de problemas;

ü  Estimular o aluno a estudar a tabuada e a calculadora em sala de aula;

ü  Trabalhar questões do nosso dia-a-dia para despertar no aluno a busca das respostas;

ü  Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;

ü  Exercitar técnicas de cálculo mental com números naturais;

ü  Efetuar as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;

ü  Resolver problemas que envolvam os vários significados de cada uma das quatro operações;

ü  Despertar os alunos para compreensão de conteúdos através de jogos.

ü  Realizar atividades de confecção de jogos, onde ele possa aprender de forma sistemática. 

METODOLOGIAS 

  • Preparar uma avaliação diagnóstica para verificar o conhecimento dos alunos.
  • Confeccionar jogos e materiais para serem utilizados ao longo do projeto, como cartelas numeradas, dominó com operações, bingo com operações entre outros. (Alguns jogos serão confeccionados junto com os alunos).
  • Propor exercícios que envolvam as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.
  • Resolução de problemas de lógica. (o professor selecionará previamente problemas que desenvolvam o raciocínio lógico dos alunos.)
  • Socialização e sistematização oral dos procedimentos para solucionar os problemas.
  • Trabalhar atividades em sala de aula, estimulando o raciocínio do aluno a buscar soluções práticas para a resolução de exercícios.
  • Definição de papéis:
    · Formação das equipes;
    · Confecção de cartazes, materiais e jogos a serem utilizados no projeto;
    · Elaboração de problemas e resolução de exercícios;
  • Comunicar idéias matemáticas trocando informações, através de trabalhos em grupos, desenvolvendo sua autonomia.

PROJETO “AINDA FAÇO CONTA DA TABUADA” 

ATIVIDADES DO PROJETO 

1ª FASE – FAÇA SUA TABUABA

  • Uso da tabuada tradicional adição e subtração
  • Adaptação de tabuadas com criatividade do aluno
  • Elaboração de sentenças para uso em jogos tipo quebra cabeça, dominó, trilha, bingo etc.
  • Criação de sentenças na mesma casa e com casas diferentes
  • Jogo de Equipes em aplicação da tabuada maluca (tradicional)
  • Orientação das tabuadas das casas de 5  e de 10

2ª FASE – APRENDA A APREENDER

  • Atividades que exigem raciocínio nas operações integradas no mesmo contexto;
  • Problemas envolvendo 1, 2 ou 3 operações;
  • Jogo de sentenças matemática;
  • Jogo de fixação de resultados previstos;
  • Desafios em grupos, duplas e equipes.

3ª FASE – PRATIQUE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS

  • Simulação de situações problemas no comércio da comunidade;
  • Simulação de extrato de banco; juros, débitos, saldos etc.
  • Criação de uma moeda (nome da moeda a circular na sala);
  • Usando cálculos para engenharia de plantas
  • Aplicação do conhecimento em gráficos, escalas e tabela

4ª FASE – AVALIAÇÃO DO PROJETO

  • Competição entre grupos na sala (Eliminatória)
  • Competição entre as turmas da mesma série (Semifinal)
  • Competição entre todas as salas da Escola (Final da competição extraclasse) título de CAMPEÃO DA MATEMÁTICA 2012

 CRONOGRAMA

 

 

ATIVIDADES

 

MARÇO

 

ABRIL

 

MAIO

 

JUNHO

APRESENTAÇÃO

 

X

 

 

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

 

      X

 

 

X

 

 

OFICINAS DE CONFECÇÃO DE JOGOS

 

X

 

 

 

ESTUDO DA TABUADA ATRAVÉS DOS JOGOS

 

 

X

 

X

 

APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES

 

 

X

 

X

 

x

CULMINÂNCIA 

 

 

 

 

 

X

 

EQUIPE DE TRABALHO 

  • Professores de matemática que tem a incumbência de aplicarem o projeto nas turmas a qual leciona;
  • Os alunos dos 6º , 7°, 8° 9º anos do ensino fundamental II
  • Coordenação pedagógica e Coordenador de projetos da escola atuando como núcleo de apoio pedagógico e logístico.

 AVALIAÇÃO

 As avaliações serão constantes no decorrer do projeto, através das observações diária do professor onde ele deverá mapear e acompanhar o pensamento dos alunos sobre noções matemáticas em registros e através do desenvolvimento dos mesmos quanto à realização de cálculos e capacidade de lidar com situações-problema. Além disso, será verificado o envolvimento dos mesmos em relação ao trabalho em grupo, levando em consideração o interesse e a participação pelos trabalhos desenvolvidos na sala de aula.

domingo 25 março 2012 14:23


PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE PROTETORES DOM PATRIMÔNIO

Blog de professorfranciscoalves :CANTINHO DO PROFESSOR, PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE PROTETORES DOM PATRIMÔNIO

PROJETO GRUPO DE PROTETORES DO PATRIMÔNIO

NORMAS DA SELEÇÃO - Democraticamente são escolhidos os membros em número de 03 alunos de cada sala a partir dos 5º até os 9º anos por turno. - Serão divididos em dois de acordo com os turnos manhã e tarde com encontros mensais em horários alternados.

PERFIL DOS MEMBROS 1. Possuir o dom da liderança observado pelos professores do seu turno, bem como, de seus colegas de sala 2. Ser comunicativo e educado 3. Ser imparcial 4. Ser paciente e tolerante DOS OBJETIVOS DO PROJETO 1 – Sensibilizar a turma para o bom uso do patrimônio público, especialmente a escola. 2 – Preservar os aparatos tecnológicos, instrumentos de uso do Núcleo Gestor, professores e alunos assim como a estrutura física (O prédio) 3 – Estimular o interesse do aluno pelo patrimônio público municipal, estadual e federal. 4 – Construir a idéia de coletividade nas turmas e por toda a escola. 5 – Fortalecer o exercício de cidadania entre os alunos.

DAS FINALIDADES DO GRUPO * Identificar alunos que tem o hábito de destruir os patrimônios * Conversar com as turmas dando informações sobre a origem dos recursos que são aplicados na compra de materiais para a Instituição. * Notificar ocultamente os envolvidos nos danos para providências posteriores. * Encaminhar os casos para a direção da escola * Avaliar mensalmente os resultados, juntamente com o núcleo gestor mediante; calendário de reuniões, encontros, palestras, relatórios e número de notificações * Fazer pesquisas e estudos sobre o patrimônio público nas três esferas nas escolas e comunidade, para adquirir conhecimentos de como preservar o prédio escolar e seus recursos pedagógicos.

ATITUDES DO GRUPO 1- Ser amigo e resolver os problemas com diplomacia 2- Ser imparcial e educado para tratar de advertências 3- Usar o máximo de humildade em sua forma de agir 4- Adquirir parceiros na caminhada 5- Conquistar colegas fora da sala, na escola e na comunidade 6. Avaliar com relatório os alunos com base nos quesitos definidos no projeto.

BONIFICAÇÕES O aluno que não tiver nem uma notificação somará pontos para a avaliação do projeto (aluno exemplar) que premiará 10 alunos do ensino no fundamental I no final do ano.

PUNIÇÃO O aluno que atingir um número (x) de notificação estará perdendo tantos pontos quantos forem as infrações consideradas graves com punições a serem definidas pela direção da escola.

domingo 25 março 2012 10:39



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